Contenção? Para que usar?
Contenção é o aparelho indicado para ser usado após o término do tratamento ortodôntico. Ele evita que os dentes se movam novamente, voltando à posição inicial.
Talvez você não saiba, mas os dentes tendem a se movimentar, e isso pode comprometer todo o tratamento realizado.
Por isso, o uso da contenção é tão importante.
A contenção pode ser do tipo móvel ou fixa.
A Contenção Fixa, como o nome indica, é um modelo que não pode ser retirado pelo paciente para comer ou fazer a escovação. Este aparelho consiste num fio metálico que é colado na face posterior dos dentes incisivos inferiores e deve ser usado por tempo indeterminado.
A contenção fixa fica escondida, não interferindo na alimentação ou fala.
O maior cuidado, neste caso, é com a higienização, uma vez que é preciso evitar que os restos de alimentos fiquem presos nela. O uso de fio dental é imprescindível, bem como se deve ter cuidado redobrado com alimentos muito duros, pois o dispositivo pode se romper.
Contenção móvel é mais indicada para os dentes superiores. Deve ser retirada na hora da alimentação e da limpeza bucal.
Para que a contenção atinja seu objetivo é necessário respeitar o tempo e a frequência da sua utilização, evitando assim a frustração de ter que voltar a usar aparelho ortodôntico.
O tempo de uso da Contenção será determinado pelo ortodontista, que avaliará individualmente cada paciente, considerando fatores como o tipo de má oclusão.
De acordo com esses fatores, o uso da contenção na arcada superior costuma ser por tempo indeterminado, e, na arcada inferior, muitas vezes é permanente.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco
(51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.