// Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
QUAL É O OBJETIVO DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

Na maioria dos casos está associado à ortodontia e busca reposicionar os maxilares aonde anatomicamente deveriam estar, a fim de melhorar função (mastigação, fala, respiração) e estética da face e do sorriso.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS QUE ME TORNAM CANDIDATOS?
  • Dentes não encaixam perfeitamente;
  • Problemas com mastigação;
  • Formato do rosto de perfil e de frente desagradável;
  • Dificuldade de respiração durante o sono;
  • Queixo muito grande ou muito pequeno.
A CIRURGIA ORTOGNÁTICA DEIXA MARCAS NA FACE?

Não, por ser realizada por dentro da boca.

EM QUAL AMBIENTE ELA É REALIZADA?

Na maioria dos casos, ela é realizada em bloco cirúrgico hospitalar sob anestesia geral. 

// Clareamento dentário
PORQUE TANTAS PESSOAS PROCURAM O CLAREAMENTO DENTÁRIO?

Em razão da boca compor o rosto, que é a parte mais exposta do corpo, os dentes acabam recebendo uma atenção especial. Celebridades com seus dentes brancos, bem formados e bem alinhados definem um padrão estético procurado pelos pacientes nos consultórios dentários.

QUAIS TIPOS DE CLAREAMENTO POSSO FAZER

Em consultório: para pacientes que não conseguem usar moldeiras ou que buscam clareamento mais rápido. Utiliza-se o peróxido de hidrogênio a 35%. Os resultados aparecem no máximo em duas sessões. Em casa: quando associado ao de consultório, serve para estabilizar o resultado obtido e é realizado por dez dias. Utiliza-se moldeiras com gel clareador encaixadas nos dentes. O tempo de uso pode variar de 30 minutos diários, quando utilizado o peróxido de hidrogênio a 7,5%, a 2 horas diárias, quando utilizado o peróxido de carbamina a 16%. Também podemos clarear os dentes utilizando apenas o tratamento com moldeiras. Nesse caso, o processo dura de 2 a 4 semanas com o controle feito em consultório pelo dentista.

POSSO CLAREAR DENTES COM TRATAMENTO DE CANAL?

Sim. É comum ocorrer escurecimento nos dentes onde foram feitos tratamentos endodônticos. Com procedimentos específicos podemos alcançar bons resultados. No entanto, o dente pode após 6 meses novamente escurecer. Então, faz-se necessário em alguns casos a confecção de Lâminas de Cerâmica (Facetas) ou próteses fixas livre de metal.

QUAIS AS CONDIÇÕES QUE IMPEDEM A REALIZAÇÃO DO CLAREAMENTO?
  • Gestantes;
  • Hipersensibilidade dentinária ou recessão gengival severa;
  • Lesões malignas (câncer) ou pré-cancerizáveis;
  • História de alergia aos componentes da formula do agente clareador.
COMO MANTER OS DENTES CLAREADOS?

Manter à longo prazo o resultado alcançado vai depender dos hábitos do paciente relacionados ao uso de substâncias com corantes e a sua higiene oral. As consultas periódicas ao dentista são necessárias para manutenção do resultado. Pacientes que descuidam com os hábitos devem visitar o dentista com maior freqüência.

// Implantodontia
O QUE SÃO IMPLANTES DENTÁRIOS OSSEOINTEGRÁVEIS?

São parafusos feitos de titânio implantados nos ossos maxilares para substituir as raízes dos dentes perdidos. O titânio não causa reação de corpo estranho ao organismo e tem como características importantes sua leveza e resistência.

QUAL É O TEMPO TOTAL DE UM TRATAMENTO COM IMPLANTES?

O tempo de tratamento vai depender de condições associadas à qualidade e quantidade de osso disponível do paciente. O processo convencional pode levar de três a seis meses. A colocação do implante dentário é a primeira etapa e leva em torno de três a seis meses para completar a sua cicatrização e a sua integração ao osso, para após, finalizar o tratamento com a coroa definitiva. Durante o período de cicatrização, o paciente permanece com uma prótese provisória que respeita a estética. Em alguns casos selecionados pelo especialista, a prótese dentária pode ser instalada no mesmo momento da colocação do implante (carga imediata).

A CIRURGIA PARA COLOCAÇÃO DE IMPLANTES É DOLOROSA?

Não, mas como em qualquer cirurgia, o paciente poderá sentir algum desconforto. No entanto, a maioria dos pacientes tem sua expectativa superada. A cirurgia de implantes, em geral, trás menos desconforto que a extração de um dente, mas obviamente um inchaço é esperado. Seu tamanho será tanto maior quanto maior o porte da cirurgia.

Tanto o edema (inchaço), como a infecção e a dor pós-operatória serão controlados com o uso de medicamentos eficazes. Geralmente, em um ou dois dias o paciente poderá retomar sua rotina.

EM QUAIS CONDIÇÕES PROCURAREI TRATAMENTO COM IMPLANTEs DENTÁRIOS?
  • Na falta de um ou mais, ou até mesmo todos os dentes;
  • Quando a prótese removível estiver frouxa ou solta;
  • Quando sua prótese estiver lhe causando insegurança e comprometendo seu sorriso;
  • Quando houver dificuldade para mastigar os alimentos.
QUALQUER PACIENTE PODE RECEBER IMPLANTES?

Pacientes que reúnem condições para realizar extrações dentárias provavelmente são saudáveis para cirurgia de implantes, pois apresentam bom estado geral de saúde. O procedimento de implantação oral é um ato cirúrgico e uma adequada avaliação é necessária.

QUAL A IDADE ADEQUADA PARA A COLOCAÇÃO DE IMPLANTES?

São candidatos a implantes crianças ou jovens, por volta dos 16 anos, que tenham encerrado seu crescimento ósseo. Pacientes com idade avançada também são candidatos a desfrutar das vantagens da implantodontia.

QUALQUER PACIENTE PODE RECEBER IMPLANTES?

Pacientes que reúnem condições para realizar extrações dentárias provavelmente são saudáveis para cirurgia de implantes, pois apresentam bom estado geral de saúde. O procedimento de implantação oral é um ato cirúrgico e uma adequada avaliação é necessária.

MINHA MASTIGAÇÃO SERÁ EFICIENTE COM IMPLANTES?

A eficiência da mastigação é comparável a dos dentes naturais. No entanto, se faz necessário um breve período de adaptação. 

SÃO IGUAIS AOS DENTES NATURAIS?

Havendo condições ideais podemos alcançar resultados muito próximo do perfeito.

O IMPLANTE DENTÁRIO É PARA VIDA TODA?

Tal qual os dentes naturais, os implantes são feitos, sim, para a vida toda.

PORQUE OCORREM OS INSUCESSOS?
  • Por má indicação do tratamento;
  • Por técnica cirúrgica inadequada;
  • Por fatores biológicos inerentes ao paciente;
  • Por maus cuidados por parte do paciente.
COMO DEVO CUIDAR DOS IMPLANTES?

Os implantes necessitam dos mesmos cuidados dados aos dentes naturais: limpeza com escova e fio dental, conforme orientação do dentista; consultas periódicas ao dentista. A qualidade da higiene somada ao controle da carga exercida sobre os implantes vai permitir uma dentição duradoura.

QUAL O PROBLEMA DE NÃO REALIZAR A COLOCAÇÃO DE IMPLANTE?

Pode ocorrer uma perda óssea na região onde o dente ausente não foi reposto pelo implante.

Então, a melhor opção para evitar a reabsorção do osso é o implante dentário. Do contrário, se faz necessário a realização de enxerto ósseo.

O QUE É ENXERTO ÓSSEO?

É a colocação de uma porção de osso para engrossar a região faltante. Com o tempo, o osso da região onde se extraiu o dente vai reabsorvendo. Por isso, coloca-se nesta região um novo pedaço de osso. Após 5 meses, esse osso já se integrou, recuperando a espessura da tabua óssea perdida e criando condição adequadas para a colocação do implante.

Em alguns casos, conforme avaliação do especialista, o enxerto é realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes, reduzindo assim o tempo de tratamento.

// Ortodontia
PORQUE FAZER TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

O alinhamento correto e uma boa engrenagem dos dentes superiores e inferiores é fundamental para a eficiência da mastigação. Mantém-se saúde bucal melhorando a respiração, a fala (dicção) e a estética.

// Prótese
QUANDO ESTÁ INDICADO UMA RESTAURAÇÃO INLAY OU ONLAY?

Nos casos onde a resina composta é tecnicamente muito complexa para ser realizada no consultório. Então, confecciona-se uma restauração em cerâmica no laboratório a fim de reforçar a estrutura do dente.

QUAL A MELHOR SOLUÇÃO PARA DENTES ESCURECIDOS OU RESTAURAÇÕES AMPLAS COM COR ALTERADA NA REGIÃO ANTERIOR?

Seria a confecção de Lâminas em Cerâmicas (Facetas), pois a estabilidade do resultado alcançado, a longo prazo, é maior.

Quanto menor a quantidade de estrutura dental remanescente e mais antigo for o tratamento de canal, maior as chances de escurecimentos.

COMO TRATAR DENTES CONÓIDE, DIASTEMAS (DENTES AFASTADOS) E RECONTORNO COSMÉTICO?

Para estas situações onde o tratamento restaurador exige grandes intervenções no dente, a cerâmica se apresenta como a alternativa mais moderna e adequada para os casos. Ele possui um índice de lisura superficial superior ao dente, excelentes propriedades ópticas e resistência à fratura. Por exigir desgastes dentários mais conservadores, temos um resultado esteticamente natural.

FICARÁ EXPOSTA A CINTA METÁLICA DA PROTESE JUNTO A MARGEM GENGIVAL?

Mantemos uma estética natural, pois as cerâmicas atuais utilizam infra-estruturas sem metal, assim temos um resultado final com a ausência de característica acinzentada.

QUAIS AS INDICAÇÕES PARA LÂMINAS DE CERÂMICA?

Serão indicadas quando o paciente apresentar dentes escurecidos, alterados no tamanho, forma e com restaurações extensas.

É considerado um tratamento conservador por ser necessário a execução de pequenos desgastes no esmalte dental. Além de serem estéticas, as lâminas de cerâmica apresentam grande durabilidade.


Sua dúvida não estava aqui? Envie sua pergunta através da seção fale conosco ou para
contato@cro-odontologia.com.br que prontamente esclareceremos para você!


SOBRE
O CRO

O Centro de Reabilitação em Odontologia tem como objetivo promover saúde, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

SAIBA MAIS

Implantes Dentários, Endodontia, Clínica Geral, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Prótese, Periodontia, Odontologia e Ortodontia.

SAIBA MAIS