A Síndrome do Respirador Bucal é uma condição que ocorre quando a respiração pela boca se torna predominante, ou exclusiva, ao invés da respiração nasal, que é a forma fisiologicamente adequada de respirar.
As principais causas para SRB são:
É muito importante identificar a causa da respiração pela boca o mais cedo possível, principalmente nas crianças, para que o hábito seja quebrado e se possa prevenir as complicações como:
Além dessas mudanças estéticas e funcionais, a respiração bucal está associada a distúrbios do sono, em que muitas crianças desenvolvem ronco crônico e apneia obstrutiva do sono.
Os sinais e sintomas que auxiliam a identificar quem respira pela boca são:
Percebendo algum destes sintomas busque auxílio especializado para evitar maiores danos à saúde. Pois, quando o tratamento é realizado na infância, as chances de sucesso são elevadas, porém com o passar dos anos, no entanto, alguns problemas causados pela respiração bucal podem se tornar irreversíveis. Mesmo assim, com o acompanhamento médico/odontológico, é possível minimizar e, em alguns casos, neutralizar totalmente os danos e dar mais qualidade de vida aos pacientes.
O tratamento para SRB envolve uma equipe multidisciplinar com médico, ortodontista e fonoaudiólogo.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco
(51) 3037-4066 | (51) 99997-4066.