O Setembro Amarelo é um movimento de conscientização e prevenção ao suicídio e de valorização da vida.
Devemos ficar alertas para pessoas que apresentem sinais de depressão para auxiliá-los e apoiá-los. Inclusive no que se refere aos cuidados com a saúde bucal, pois pessoas com sinais de depressão podem demonstrar sentimento de desprezo, ou desinteresse, sobre o autocuidado o que pode resultar na higiene bucal precária, na deficiência nutricional e na fragilidade física.
O principal efeito da negligência com a higiene oral é o aumento do risco de adquirir doenças periodontais, cáries, perdas dentárias entre outros danos. E mais, pessoas deprimidas tem aumento nos níveis de cortisol que resultam em baixa imunidade, o que potencializa o surgimento de gengivite e periodontite.
Também é fator de risco o uso dos antidepressivos, comumente usados no controle da doença, que tem como efeito colateral a diminuição da saliva causando desse modo infecções, cáries, fissuras, etc.
Outro fator a ser considerado é de que pacientes depressivos podem ter prejuízos seletivos na memória ou na retenção de conhecimentos, o que pode impactar sobre a manutenção da higiene bucal.
Desse modo, no cuidado com pacientes depressivos, deve-se considerar todas as variáveis que podem prejudicar a conduta para uma boa saúde bucal.
A assistência humanizada e especializada a esses pacientes pode ser a chave para o sucesso do atendimento odontológico.
O CRO possui equipe especializada, e engajada, pronta para prestar um atendimento individualizado e acolhedor a este tipo de paciente.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.