Doenças respiratórias, como asma, bronquite ou obstrução nasal (tipo desvio do septo), são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração.
A forma como respiramos pode trazer prejuízos à nossa saúde bucal. Podendo, até mesmo, afetar o crescimento e desenvolvimento das estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias.
O estímulo causado pela passagem do ar é o que garante o crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e tecidos moles da face. Logo, se uma pessoa respira muito pela boca, não existirá o estímulo adequado, podendo causar alterações de crescimento.
É dado o nome de Síndrome do Respirador Bucal quando problemas respiratórios, caracterizados por obstruções das vias aéreas superiores, levam o paciente ao hábito de respirar, principalmente, pela boca.
Pessoas que convivem com este tipo de respiração costumam relatar problemas como um maior ressecamento das mucosas e dos dentes, que podem resultar no aparecimento de cáries e problemas gengivais.
Quando o crescimento dos ossos maxilares não ocorre de forma correta, outros problemas podem ser provocados, como céu da boca muito profundo, mordida cruzada, entre outros. Que, para alguns casos, pode levar à necessidade de utilização de aparelhos ortodônticos.
O tratamento ideal para problemas como estes costumam ser realizados em conjunto com um Otorrinolaringologista, que tratará as causas da obstrução nasal e um Ortodontista que corrigirá os dentes e a arcada dentária.
É sempre importante estar atento a sinais de uma respiração deficiente. E, em qualquer idade, procurar o auxílio de profissionais para prevenir, ou corrigir, possíveis consequências de problemas respiratórios à sua saúde bucal.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.