A saúde bucal na 3ª idade requer alguns cuidados especiais.
Com o avanço da idade, e a chegada da menopausa para as mulheres, algumas situações se modificam e outras se agravam como:
Estas situações demandam que se incorpore à rotina algumas atitudes simples, mas eficientes.
1- Manter-se hidratado: o consumo de água ajuda na produção de saliva. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca.
2- Ter uma alimentação saudável: consumir alimentos ricos em fibras e grãos. Frutas, verduras e legumes ajudam a manter os dentes saudáveis. Também é importante evitar alimentos açucarados, que podem provocar cáries.
3- Utilizar escovas de cerdas macias e ter movimentos suaves durante a escovação: o envelhecimento causa a retração da gengiva. Quando a escovação, ao longo da vida, não foi feita de forma correta, isso deixa a raiz do dente exposta, sem esmalte e proteção. Deste modo, o dente fica mais propenso à sensibilidade e à cárie. Para que isso não acorra evite escova de cerdas duras e escovação agressiva.
4- Usar fio dental e flúor: com a exposição da raiz a dica é usar pastas com flúor e também as pastas específicas para sensibilidade. Também é necessário redobrar a atenção ao utilizar o fio dental, que deve ser feito diariamente.
5- E para os avós que usam prótese dentária manter os habituais cuidados de higiene é super importante.
6- Visitar o dentista: na 3ª idade, a consulta ao dentista deve ser mais frequente. O profissional ajudará a evitar problemas com a saúde bucal e resolverá todas as questões envolvidas com a idade, sugerindo os tratamentos adequados.
Mantendo estes cuidados, e visitando o dentista regularmente todos terão mais saúde bucal e consequente qualidade de vida.
Com mais tempo e energia para desfrutar os bons momentos que esta fase da vida oferece.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco
(51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.