Herpes labial é uma doença viral causada pelo vírus HSV-1. É uma doença comum e muitas pessoas têm contato com o vírus ainda na infância, muitas vezes através de um simples beijo no rosto.
O Herpes labial tem um período de incubação que varia de 2 a 26 dias. E as lesões, quando surgem, aparecem de 4 a 6 dias após o contato.
A maioria das pessoas não desenvolve sintomas da doença após a contaminação pelo vírus HSV-1 que permanece latente no organismo, podendo ser ativado periodicamente por causa do:
✅ Stress;
✅ Ansiedade;
✅ Menstruação;
✅ Doenças que afetem o sistema imunológico como AIDS e câncer;
✅ Infecções;
✅ Exposição intensa ao sol.
Os sintomas do Herpes labial são:
✅ Coceira: no início do processo infeccioso muitas pessoas sentem uma sensação de coceira, ardor ou formigamento ao redor dos lábios, antes do surgimento das bolhas;
✅ Bolhas: pequenas e doloridas bolhas agrupadas no formato semelhante a um cacho de uvas, cheias de líquido. Surgem nos lábios, gengivas, língua, céu da boca, interior das bochechas, nariz, e às vezes no rosto, queixo e pescoço. Podendo, inclusive, causar sintomas como aumento dos gânglios linfáticos (íngua), febre e dores musculares;
✅ Cicatrização: as bolhas se rompem e formam crostas que iniciam o processo de cicatrização.
O Herpes labial (HSV-1) pode tornar-se mais complicado quando causa infecção nos olhos (principalmente na conjuntiva e na córnea) ou quando infecciona o revestimento do cérebro causando meningoencefalite.
O Herpes labial não tem cura e o vírus permanece em estado de latência no organismo podendo ser reativado periodicamente por causa dos fatores já citados.
Alguns cuidados auxiliam a espaçar as crises:
✅ Manter a imunidade alta.
✅ Evitar levar as mãos à boca sem prévia higienização.
✅ Não compartilhar copos, talheres e maquiagens labiais.
Para tratar os sintomas, o médico ou o seu dentista podem recomendar o uso de antivirais, em creme ou comprimido, o que pode ajudar a reduzir as chances de novas crises.
O uso de remédios orais, pomadas e cremes também ajudarão a aliviar os incômodos.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança.
Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.