Quando se fala em melhorar o aspecto dos dentes, normalmente se pensa em facetas dentárias. Entretanto, são tantas informações que acabam surgindo muitas dúvidas.
Nosso conteúdo de hoje visa ajudar a sanar estas dúvidas!
Facetas Dentárias: mitos e verdades!
As facetas dentárias se tornam muito evidentes: MITO. O processo de colocação das facetas dentárias está cada vez mais individualizado, respeitando características de cada um, e dando cada vez mais um aspecto natural ao sorriso. Além do que os materiais usados atualmente imitam quase perfeitamente as características da dentição natural dos pacientes, deixando a faceta imperceptível.
As facetas dentárias substituem o uso do aparelho ortodôntico: MITO. As facetas modificam alguns aspectos da dentição e, às vezes, disfarçam algum desalinhamento dos dentes. Contudo, em casos onde são necessárias grandes alterações, as facetas dentárias não cumprem este papel, sendo preciso fazer um tratamento ortodôntico.
Facetas Dentárias disfarçam imperfeições nos dentes: VERDADE. As facetas funcionam como uma fina capa aplicada na superfície de um ou mais dentes, servindo como um revestimento. Por isso as facetas conseguem modificar ou corrigir vários parâmetros da dentição como brilho, cor, textura ou posicionamento dos dentes. Podem ser usadas em casos de dentes partidos, lascados, desgastados ou com algum outro defeito.
As facetas dentárias mudam o tamanho dos dentes: VERDADE. Este tratamento pode sim alterar o tamanho dos dentes, especificamente quanto ao seu comprimento, modificando a sua forma. Por exemplo, nos casos de bruxismo, normalmente, existe a necessidade de um aumento do tamanho dos dentes.
As facetas deixam os sorrisos padronizados: MITO. Todo o processo para aplicar as facetas é individualizado. Antes de iniciar o tratamento é feito um estudo para definir todos os parâmetros relacionados com os dentes e com a fisionomia da pessoa.
As facetas ajudam a proteger os dentes: VERDADE. Como funcionam como uma capa, podem reforçar a estrutura dos dentes, servindo como proteção ao desgaste natural.
Sempre é necessário desgastar os dentes para colocar as facetas dentárias: MITO. Nem sempre é necessário desgastar os dentes já que os revestimentos são ultra finos. A necessidade de fazer o desgaste dos dentes dependerá do posicionamento e da existência, ou não, de espaço para colocar as facetas.
O procedimento de colocação das facetas é doloroso: MITO. O procedimento geralmente é realizado com anestesia local, diminuindo desta forma a sensibilidade dos dentes e gengivas, garantindo uma situação confortável e sem dor.
O uso de facetas exige muitos cuidados: MITO. O uso de facetas não exige mais cuidados dos que são necessários habitualmente como: – manter a higiene bucal com uso de escova dental macia e fio dental; – evitar o uso de creme dental abrasivo; – evitar roer unhas, morder objetos duros e abrir embalagens com os dentes; – evitar consumir alimentos que causem manchas.
O tratamento com facetas é irreversível: VERDADE. Na maioria dos casos as facetas são usadas para corrigir problema complexos que exigem a alteração do esmalte do dente, sendo necessário manter as lâminas nos dentes pelo resto da vida.
É preciso mudar a alimentação após a colocação das facetas: MITO. Os cuidados com as facetas são os mesmos que você deve ter com os dentes naturais, como evitar alimentos muito pigmentados. ou duros, para não prejudicar sua dentição.
As facetas são frágeis e quebram com facilidade: MITO. As facetas dentárias são bem resistentes e não quebram com facilidade.
As facetas dentais podem ser utilizadas em mais de um dente: VERDADE. O planejamento individualizado do tratamento é fundamental para saber a quantidade de facetas indicada para cada paciente, podendo variar o número necessário para um resultado satisfatório.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.