Hoje, no Dia das Crianças, nosso assunto é saúde bucal infantil.
Entre os problemas dentários mais comuns na infância temos:
✅ Cárie: a maior vilã da saúde bucal. A cárie é uma doença provocada pela proliferação de certos microrganismos em lesões no esmalte e na dentina; partes que compõem o dente.
Se a higienização oral não é realizada de modo adequado e frequente, estará pronto o terreno para proliferação dos microrganismos causadores da cárie.
A lesão da cárie, quando não é tratada precocemente, leva as bactérias presentes a atingir o canal do dente de leite e contaminar o germe do dente permanente, que está logo abaixo, causando uma lesão infecciosa. Deste modo, o dente permanente pode sofrer alterações estruturais e nascer com alguma imperfeição como:
🔶 má formação das estruturas;
🔶 alteração de forma;
🔶 manchas.
A cárie não tratada pode evoluir para uma infecção atingindo o canal, que se não for tratado adequadamente poderá levar a extração do dente de leite.
E, então, teremos um segundo problema dentário comum na infância.
✅ Perda precoce dos dentes de leite: a perda dos dentes, antes da hora, pode prejudicar a mastigação, a estética e a autoestima, quando for um dente da frente.
Também, pode acontecer de ocorrer falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes, que poderá impactar no terceiro problema dentário comum na infância:
✅ Má oclusão, tais como mordida aberta, mordida cruzada, mordida profunda, entre outras.
Então, o modo mais adequado de preservar a saúde oral dos pequenos é adotar algumas atitudes, veja:
HIGIENE BUCAL DOS BEBÊS
A chegada do bebê na família é tudo uma novidade, gerando assim várias dúvidas:
🔶 Que tipo de escova usar?
Recomenda-se a escova infantil de acordo com a faixa etária da criança a partir do nascimento do primeiro dentinho. A escova deve conter cabeça pequena, cerdas retas, macias ou extra macias.
🔶 Pasta de dente com ou sem flúor?
Usar pasta de dente específica para crianças com 1000 a 1400 ppm de FLÚOR (concentração de flúor), para auxiliar na prevenção a cárie (leia sempre o rótulo).
🔶 Quantidade de pasta ?
Crianças de até 3 anos recomenda-se uma quantidade de pasta que equivale ao um grão de arroz cru e que a escovação seja feita sempre pelos pais.
Assim não terá nenhum problema a saúde do bebê pois, o flúor como qualquer medicação só será prejudicial se ingerido em excesso.
Sabemos que a escovação dentária dos pequenos não é uma tarefa fácil para os papais, se ficou com alguma dúvida agende uma consulta podemos te ajudar.
✅ Para todas as crianças
Proporcionar uma dieta baixa em açúcar e doces, incluindo suco de frutas;
🔶 Visitas regulares no dentista;
🔶 Oferecer bons exemplos de manutenção da saúde oral para as crianças de seu convívio.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco
(51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.