Ficar atento ao seu corpo como um todo, aos sinais que aparecem e se alteram com o tempo, certamente ajudará você a manter sua saúde.
Isso inclui atenção à boca, pois tumores também podem afetar os lábios e as estruturas da boca como: gengivas, língua (principalmente as bordas) e região embaixo da língua.
Alguns tipos de câncer podem acometer a cavidade oral:
– Carcinoma Espinocelular ou Epidermoide: a maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe são carcinomas de células escamosas.
Esse tipo de câncer inicia nas células que formam o revestimento (mucosa) da boca e da garganta.
No estágio inicial do câncer de células escamosas as células cancerígenas estão presentes apenas na superfície (epitélio). Isso é diferente de um carcinoma de células invasivas, onde as células cancerígenas se desenvolvem nas camadas mais profundas da cavidade oral ou da orofaringe.
– Carcinoma Verrucoso: é um tipo raro de carcinoma de células escamosas, frequentemente encontrado na gengiva e bochecha. É de crescimento lento que raramente se dissemina para outras partes do corpo.
– Carcinoma de Glândulas Salivares menores: esse tipo de câncer pode se desenvolver nas glândulas da mucosa da boca e perto da garganta.
Existem outros tipos de câncer de glândulas salivares menores, incluindo:
– Linfoma: as amígdalas e a base da língua pertencem ao sistema imunológico (tecido linfoide) onde os linfonodos podem se iniciar.
– Câncer relacionado ao HPV. A infecção por certos tipos de papilomavírus humano (HPV) provoca a maioria dos cânceres de células escamosas da orofaringe (Câncer HPV +).
A prevenção é sempre a melhor atitude. Consulte regularmente o seu dentista e fique atento aos sinais do seu corpo.
Se notar algo diferente na cavidade oral não deixe de procurar o seu dentista.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.