Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio.
O Centro de Reabilitação em Odontologia, na tentativa de engajamento e colaboração com a causa, oferece um pouco de informação para, quem sabe assim, ajudar no combate a doença.
O tema da campanha nos remete à depressão, que normalmente está muito ligada ao suicídio, além de ser a maior responsável pela incapacidade física e mental no mundo.
A Pessoa com depressão apresenta um quadro de
E uma das consequências comuns deste quadro é a negligência com a aparência e a saúde.
O indivíduo com depressão precisa de cuidados, motivações especiais e frequentes para se cuidar e cuidar da saúde oral.
O alto índice de cortisol no organismo (hormônio do stress) de pessoas depressivas causa a baixa da imunidade, assim como, os antidepressivos diminuem a produção de saliva.
Estes fatores somados criam um ambiente propício para:
Cáries: deterioração da estrutura dentária causada pelo desenvolvimento de bactérias que pode estar ligada à negligência com a saúde bucal.
Gengivite: inflamação no tecido gengival que deixa a região sensível e suscetível a sangramentos. Esta inflamação ocorre a partir do acúmulo de placa bacteriana, que não é removida adequadamente quando da higiene bucal.
Periodontite: doença infecciosa e bacteriana que afeta os tecidos e ossos de suporte dos dentes. É um estágio mais avançado da gengivite e pode causar a perda dos dentes. Esta doença, também, é uma das consequências da falta de cuidados com a higiene oral.
Bruxismo: o indivíduo aperta ou range os dentes. Esta atividade pode trazer como consequências:
– lesões orofaciais,
– desgastes dentários,
– distúrbios da articulação temporomandibular,
– dor muscular.
A principal causa do Bruxismo são distúrbios psicológicos como a ansiedade.
DTM: quando a articulação temporomandibular sofre alguma alteração. Os principais sintomas são :
– mandíbula estalando,
– frequentes dores de cabeça,
– dificuldade para abrir e fechar a boca.
Apesar de comum este transtorno é pouco conhecido, e pode demorar a ser diagnosticado. Pessoas com depressão e ansiedade são as que mais sofrem com esta disfunção.
Controlar e motivar a pessoa a cuidar da higiene oral, monitorá-la para que não descuide e perca suas visitas ao dentista é uma ajuda valiosa.
Este controle é primordial para que a saúde do indivíduo com depressão seja mantida.
É muito importante identificar e estar ao lado de pessoas que apresentem sintomas de depressão. Oferecer apoio e orientação, sem julgamento, pautando sempre que “a vida é a melhor escolha!”.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança.
Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.