Os efeitos da depressão são capazes de atingir todo o corpo, prejudicando o bom funcionamento do organismo, alterando até a Saúde Bucal.
Depressão é uma doença marcada por desequilíbrios químicos no cérebro que atinge 7% da população mundial. A doença é marcada pelos altos índices de cortisol no organismo que resultam em quadros de baixa imunidade, que aliada a outros fatores, atinge a saúde bucal. Frequentes distúrbios de humor e a falta de ânimo também podem impactar na saúde bucal através da negligência com a higiene oral, que aumenta os riscos de doenças periodontais, cáries, perda dentária, entre outros danos. Por outro lado a utilização de antidepressivos podem gerar danos colaterais como a diminuição da saliva, causando infecções , cáries, fissuras e etc.
Assim se tratando de depressão deve se proceder na busca pelas causas da doença e não somente seus efeitos, como os da saúde bucal. Recomenda se que haja um tratamento multidisciplinar com médicos, psicólogos e dentistas, até para prevenir interações medicamentosas perigosas.
É essencial que um paciente diagnosticado com depressão faça acompanhamento odontológico para manutenção da saúde bucal. Neste sentido a ajuda de uma pessoa próxima pode ser importante, tanto para
acompanhar o tratamento como para auxiliar que os cuidados sejam mantidos. Nesta e em outras situações conte com a equipe especializada do CRO – Centro de Reabilitação Odontológica, para orientar e solucionar problemas referentes à sua saúde bucal.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco (51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.