Este é o nome dado para a má formação orofacial que possui como característica o desenvolvimento inadequado da arcada superior, a Maxila.
Quando isso acontece, normalmente, causa uma desarmonia entre a Maxila (arcada superior) e a Mandíbula (arcada inferior) resultando em uma oclusão instável, conhecida como mordida cruzada, fazendo com que a arcada dentária não fecha corretamente.
Este problema gera um desencaixe com a mandíbula, ocasionando vários problemas bucais, estéticos quanto funcionais, pois pode prejudicar o alinhamento dos dentes e até causar alterações fonéticas na fala do indivíduo.
A boa notícia é que tem tratamento e a pessoa pode desfrutar de uma vida plena após o processo.
A Atresia Maxilar pode ser causada por vários fatores, porém o fator mais comum é a respiração bucal. Quando o indivíduo respira pela boca, o ar inspirado não passa pelo nariz e pelos seios maxilares, deste modo, não acontece o estímulo normal de desenvolvimento transversal da maxila.
Respiração bucal, ou respiração mista, não é uma condição normal, e é motivada por problemas respiratórios como:
Além dos problemas respiratórios, alguns hábitos também podem causar a Atresia Maxilar como:
O diagnóstico de Atresia Maxilar acontece, normalmente, a partir da queixa do indivíduo e uma consequente avaliação clínica. Os sintomas são:
Além da pessoa, apresentar outros sinais como:
O tratamento da Atresia Maxilar será determinado conforme o estágio em que a mesma estiver, e da idade do paciente.
O paciente fará um exame clínico e a documentação ortodôntica para avaliar o caso.
Em casos leves o tratamento ortodôntico fará a expansão da arcada superior, porém quando a atresia for mais severa o indicado é recorrer à disjunção palatina (uso de expansor de palato) para pacientes em fase de crescimento.
Em pacientes adultos, com grau mais significativo de atresia, há a possibilidade de expansão da arcada, com uma possível indicação de fazer a disjunção palatina cirurgicamente.
O acompanhamento de um profissional é fundamental para garantir o diagnóstico correto e o tratamento adequado para cada pessoa.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco
(51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.