O dente siso é o último molar de cada lado dos maxilares e surge entre os 16 e 20 anos de idade.
A sua extração é uma questão que preocupa muitas pessoas, principalmente por uma eventual expectativa de dor durante o procedimento. Importante ressaltar que, sendo este procedimento feito por um especialista, é uma cirurgia simples e indolor.
O dente siso, justamente pelo nascimento tardio, provavelmente não encontre nenhum espaço para que fique acomodado na boca. Isso pode fazer com que fique preso embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto.
Quando consegue nascer, o dente siso pode:
Porém, isso não é regra! Existem pacientes que tem uma experiência diferente com o dente siso, como aqueles que tem bastante espaço na boca. Nesses casos, o dente siso nasce normalmente, sem causar dores ou maiores transtornos.
Quando se torna necessário extrair o dente siso:
Algumas pessoas passam pela fase de nascimento do dente siso de forma tranquila, enquanto outras acabam sofrendo com dores e inflamações que demandam extrações de urgência.
Deste modo, é recomendado que jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, antes do dente siso nascer, para verificar a necessidade, ou não, da extração.
Esperar para ver pode significar sofrer com inflamações, dores e desalinhamento.
Para saber sobre a necessidade de extrair o dente siso, é necessário realizar uma avaliação com o dentista. O profissional, além de avaliar a arcada dentária e a saúde bucal, realizará exames radiográficos que permitem também avaliar a situação do dente siso, o processo de nascimento, tamanho e eventuais riscos que ele possa gerar para os demais dentes.
Concluindo: A extração do dente siso não é obrigatória, mas cada situação deve ser analisada individualmente pelo dentista.
Para isto conte sempre com seu dentista de confiança. Marque uma consulta conosco
(51) 3037-4066 | (51) 3037-4341 | (51) 99997-4066.